top of page

Devocional da Semana

A VISÃO DE DEUS PARA A SUA IGREJA 
Quais, então, são as marcas distintivas de uma igreja viva? 
 

   Lucas coloca em destaque quatro marcas da igreja de Jerusalém. 
Primeiro, Uma igreja viva é uma igreja que se dedica ao estudo da Palavra. (At 2. 42) Segundo, Uma igreja viva é uma igreja que vive em Comunhão. E essa comunhão se expressar internamente através da graça de Deus.“Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei, pois, Senhor, a tua presença.” (Sl 27.8) 

 

   Em segundo lugar a KOINONIA deve se expressar externamente. Uma comunhão de vida concreta. Isso se expressa no “partir do pão”. A princípio a palavra refere-se simplesmente à refeição conjunta, que segundo o costume (15.36; Lc 24.30,35). Tomavam a refeição juntos, obviamente, como diz o (v. 46), em grupos nas casas. Nesse contexto a comunhão podia tornar-se concreto na partilha e na doação. Contudo, segundo (At 20.7) podemos pressupor que Lucas já via diante de si no “partir do pão” simultaneamente a celebração da ceia do Senhor. Essa celebração resultava da refeição conjunta – exatamente como na instituição pelo próprio Jesus – e acontecia vivamente bem longe de altar, liturgia e sacerdócio, nas casas e refeições caseiras. Era assim que acontecia na igreja de gentios em Corinto, como mostra (1Co 11.17-34).  Descreve o entusiasmo demonstrado pelos crentes no elo comum durante o culto, às refeições e no compartilhar de seus bens materiais (v.44). Os cristãos demonstravam visivelmente sua união em Jesus Cristo nos cultos de adoração, onde chamavam uns aos outros de irmãos e irmãs. 
 

“Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos!” Sl133.1 
 

 

Aplicação 

 

   Muitos em nossas igrejas passam por situações de privações. Precisamos estar com o coração aberto para ajudar segundo a necessidade. 

 

   “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?  Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé”. (Tg 2.14-18) 
 

 

bottom of page